Neste artigo falaremos sobre a Chapada das Mesas, Maranhão: Onde fica e como chegar? A cidade de Carolina é base, fica aproximadamente a 860 km de São Luís-MA. E lá estão localizadas muitas belezas naturais.
Vale a pena visitar o Parque Nacional Chapada das Mesas, terra de planaltos, nascentes de vários rios maranhenses e de quedas d’água paradisíacas. Umas dessas quedas são o Poço Azul, a Cachoeira de Prata, Cachoeira Santuário e o Santuário Ecológico de Pedra Caída, um dos principais destinos para amantes do ecoturismo e para quem busca paz na natureza.
Chapada das Mesas saindo de São Luís
Saímos por volta das 19h00 de São Luís e fizemos a primeira parada às 8:30 para tomar café, onde custa 15 reais o café. De lá seguimos em outro ônibus para Riachão e levou cerca de uma 1h45 minutos.
Chapada das Mesas, Maranhão – Poço Azul
Enfim chegamos no Poço Azul! Ele está localizado no município de Riachão, a aproximadamente 28 km do centro da cidade. O Complexo Turístico Poço Azul é considerado uma das seis maravilhas do estado do Maranhão, pois surpreende de forma positiva a todos os seus visitantes.
Para ter acesso é preciso pagar uma taxa de 60 reais, entretanto estudantes e idosos pagam meia. Lá existe restaurante self service e chalé para quiser pernoitar.
Para chegar ao famoso Poço Azul você faz todo o trajeto em uma passarela de madeira. Por esse motivo eu indico ir de havaianas ou tênis.
Fotos da Chapada das Mesas
Toda trilha para o Poço Azul é feita por calçada, são 800 metros de passarela suspensa de madeira que também leva para as cachoeiras: Cachoeira de Santa Barbara, Cachoeira de Santa Paula, Gruta de Santa Bárbara e Cachoeira dos Namorados.
Durante a trilha, os turistas podem desfrutar de belas vistas de dois mirantes, relaxar em redes de um quiosque próximo da cachoeira e descartar o lixo nas lixeiras disponíveis pela trilha.
Seguimos para Cachoeira do Moreno, que é uma pequena fonte de água. Logo em seguida para a Cachoeira de Santa Paula, Gruta de Santa Bárbara. Por último o famoso Poço Azul!
Chapada das Mesas, Maranhão: Cachoeira de Santa Barbara
Para quem não sabe nadar, deve tomar muito cuidado. De qualquer forma no Poço Azul existem muitas pedras e água é cristalina. Por isso quando bate o sol forma uma paisagem incrível.
Após o almoço fomos conhecer a Cachoeira dos Namorados, porém não gostamos. Por esse motivo retornamos e pagamos 10 reais para ir ao Encanto Azul de ônibus.
Chapada das Mesas, Maranhão – Encanto azul
No Encanto Azul a taxa para a entrada custa 30 reais, assim como a última, estudante meia entrada. Para chegar ao Encanto Azul seguimos por uma trilha de pedra e areia e logo depois em uma passarela de madeira bem longa.
O encanto azul tem mais de 7 metros de profundidade. Ou seja, perigoso para quem não sabe nadar, além disso uma água bem fria, tem que ter coragem. Caso sinta necessidade, lá são vendidos óculos e alugam-se coletes e outros acessórios.
Ficamos no Encanto Azul cerca de mais ou menos uma hora. Tomamos banho no Chalé e seguimos para o ônibus até o Poço Azul. Para voltar pegamos o mesmo ônibus que viemos e seguimos para Carolina.
O que fazer em Carolina Maranhão?
Carolina é uma cidade pequena com cerca de 25 mil habitantes. Tem Praças com músicas de pagode e músicas antigas. Lá você encontra pizzarias, e lugares para lanchar, ou seja tudo que precisa.
Dicas do que levar para o passeio
- Água para hidratar.
- Calçados confortáveis: havaianas.
- Evite levar mochilas, bolsas ou pertences que não possam molhar.
Quanto custa a viagem
Pacote ida e volta com hospedagem e café manhã.
Taxas de entrada para o complexo da Pedra Caída e para o Poço Azul
R$410. Quem organizou a minha viagem foi a Agência DaLuz Turismo
O valor total da viagem ficou em média de 600 reais.
Você já esteve na Chapada das Mesas? ou pretendo fazer os passeios por lá?
Chapada das Mesas, Maranhão: Onde fica e como chegar?
Valores dos Passeios e Esportes
3 Dias nos Lençóis Maranhenses: Conheça os passeios e os preços
Eu estou precisando ir para um lugar assim ♥
Adoro passeios e atividades mais radicais e pelo visto por aí tem muito. Eu amei o post, ficou muito bem explicado.
Obrigada Rafaela! Você vai amar é lindo! 🙂
Confesso que não conhecia a cidade de Carolina mas já quero visitar! O local é um espetáculo, que cachoeiras maravilhosas! Com certeza é mais um belo local do Brasil que vale a pena conhecer.
Patricia Monteiro, Sem dúvida é ponto turísticos que vale a pena conhecer. Tenho certeza que você vai gostar. 😀
Acho muito legal estes passeios em meio a natureza, em um dia quente a aventura pela água deve ser uma maravilha.
Andrea, Amo esse contato com a natuzea é maravilhoso. 😀
Oi.
Eu simplesmente amei este lugar ❤ um verdadeiro paraíso
Olá,
Eu não conhecia Carolina, mas já amei esse post. Essas opções são incríveis, principalmente se voce busca se conectar com a natureza. Parece ser uma daquelas viagens que se tornam inesquecíveis em todos os seus momentos. E esse final mostrando os gastos foi incrível, adorei!
Beijos!
Oi, tudo bem? Que post mais lindo. Deu até vontade de viajar de novo. Amo dicas de novos lugares ainda mais quando são tão lindos assim. Amei a Chapada das mesas. Com certeza um lugar que dará um ótimo ensaio fotográfico. Lindas fotos. Beijos, Érika =^.^=
Legal a cidade, não conhecia esse roteiro.
O nordeste todo é maravilhoso e possui paisagens magnificas.